sábado, 12 de fevereiro de 2011

21 Anos de Historia e Luta - Nossa Senhora da Conceiçao ( RN )

Natal Buss - Fotos : Helckton , Alex Azevedo e Joao Maria

Em 1990 surgia esta empresa que dominaria boa parte da zona oeste da cidade de Natal. A empresa possui 14 linhas que rodam nas mais diversas zonas da cidade, principalmente em Felipe Camarão, pois, é lá onde fica seu terminal principal. Por ser junto a sua garagem esse é o terminal com maior capacidade de ônibus em Natal. Mais de 80 dos 105 ônibus e 10 das 14 linhas da empresa estão ali localizados. As linhas que saem deste ponto são: 21, 22, 30, 31, 63, 71, 76, 83, 587 e 905. Mas, ainda existem outras linhas que partem dali: a 59 e a 41A, que é uma 41 modificada e tem seu itinerário estendido, de Cidade Nova à Felipe Camarão apenas aos domingo.
Ainda existem mais 3 linhas que não estão localizadas ali. São elas: 23-69 (que é um Circular que sai do Conjunto Jardim América e vai até a Rodoviária), a 41 que parte de Cidade Nova e vai até a Ribeira, passando pelo Centro e a 59 que sai do Guarapes e vai até a Praia do Meio, também passando pelo Centro da cidade.

Sua pintura sempre foi algo que me chamou atenção desde pequeno. Como gosto muito de azul (risos), ela me encantou desde os meus tempos de pirralho. Antes era como hoje, a “saia” azul e apenas um diferencial no nome, que era também em azul, mas era escrito apenas “CONCEIÇÃO” numa fonte “comum”. Mas anos depois isso mudou. Decidiram criar algo inovador, moderno e com uma cor diferente que não fosse o azul. Daí fizeram o nome com uma fonte inédita para aquela época. A mudança não foi grande, houve apenas essa troca de fonte e a cor, que passou de azul para amarelo (essa continua até hoje). Só que há alguns anos, a empresa adota a imagem da santa e o nome completo dela na lateral dos seus carros (N. Sra. Da Conceição) e na traseira, outra imagem da santa, sendo assim, a ultima mudança em sua pintura sem falar da sua diversiada Sua frota é a mais diversificada da cidade. Nunca foi fã de nenhuma carroceria e por isso tem de  tudo: Busscar, Caio, Ciferal, Comil, Marcopolo, Mascarello e Neobus. Ela começou com os Vitórias e Alphas da Caio e os robustos Urbanus I e II da Busscar. Ela manteve assim, até aparecerem os primeiros Marcopolos da empresa. Eram Torinos GV OF 1620 Ex Rio de Janeiro e que rodam bravamente até hoje. Em 99 ela comprara seu ultimo lote de Busscar, 5 UrbanusS VW 16-210 Euro II. Mas um pouco antes disso, o mercado carioca tinha aberto suas portas para ela. De lá vieram: Torino 99, Viales e Ciferais Turquesas. A partir de 2004, se tornou 'independente' do RJ e passou a fazer compras de 0km, como seus únicos Citmax (4026) e Neobus Mega III (4082), seus vários Neobus Thunder + e Senior G6, Senior Midi, Torinos 2009, Sveltos 2007, 2008 e 2010, Svelto Midi 2010 e a que parece ser sua "nova paixão": a Mascarello. Desde 2008 ela compra dos modelos da carroceria paranaense e não abre mão deles. Sempre traz pelo menos 1 Mascarello a cada renovação. É como diz o ditado, "de grão em grão, a galinha enche o papo'.

Texto: Helckton Fernandes

Agradecimentos :Helckton fernandes (texto e Foto) Joao Maria (Foto)

Natal Buss - Top Buss
Marca registrada

Top Buss
O Onibus no Topô !

Copyright © 2011 Top Buss. 
Todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário