sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Apaixonados por ônibus // Busólogos não querem saber de carros, nem de motos ( Busologos foram destaques no Jornal DIARIO DE NATAL )

Andar nos ônibus do transporte público de Natal é uma atividade que a maioria dos usuários faz por obrigação ou por falta de outro meio para chegar ao trabalho e depois voltar para casa. Mas acredite, existe um grupo de pessoas que se delicia ao subir os degraus de um "coletivo" todos os dias: São os busólogos, comunidade formada por fãs dos "busões". Não são colecionadores e nem sonham ter um ônibus novinho na garagem. Eles simplesmente gostam de andar, ver, fotografar e desenhar ônibus - e ainda sabem tudo sobre esse meio de transporte tão importante para a população das grandes cidades.


Heitor e Andreivny são aficcionados pelos "busões". Grupo já reúne 280 pessoas Foto: Ana Amaral/DN/D.A Press
Em Natal, os busólogos se reuniram e criaram a comunidade "Ônibus Coletivo de Natal". Mais uma ação possível graças às redes sociais da internet. O grupo teve início em 2007, quando seis adoradores de ônibus se encontraram numa dessas redes. Eles decidiram então formar uma comunidade que agora soma 280 membros. O grupo se reúne hoje em Natal, em frente à Capitania da Artes,na Ribeira, às 14h, para apreciar e fotografar os ônibus que passam pelo local e ainda discutir assuntos relevantes ao transporte público da capital.

"Existe muito preconceito das pessoas, que dizem que nós somos um bando de desocupados. O que eles não sabem é que, mais do que um hobby, a busologia também presta um importante serviço à sociedade, pois nós estamos sempre vigilantes às condições dos ônibus e o que as empresas estão fazendo em relação à frota. E nas nossas reuniões discutimos assuntos levantes, como a criação de nova linhas para atender à população", afirma o presidente da comunidade dos busólogos em Natal, Andreivny Ferreira.

Atentos aos detalhes

Quando você sobe em um ônibus é provável que o máximo que te chama a atenção é se ele está lotado ou se há um lugarzinho para você se sentar. Mas quando um busólogo sobe em um coletivo ele segue um verdadeiro ritual de observação. Eles começam logo reparando no estado de conservação do ônibus, qual o ano, modelo e marca do motor. Depois passam a prestar atenção na limpeza do veículo e até na forma de condução do motorista.

Um prova de que eles realmente prestam atenção a todos os detalhes nos ônibus - estejam vazios ou lotados - é que você pode perguntar qualquer coisa relacionada ao transporte público de Natal que eles sabem. Você saberia dizer qual o ônibus mais antigo em circulação em Natal? Um busólogo responde na bucha.

"O mais antigo ônibus em circulação no transporte coletivo da cidade é um modelo de ano 1992, da empresa Riograndense, que faz a linha 28, entre o bairro de Nova Natal e o antigo Cefet (IFRN)", respondeu sem nenhuma dificuldade o estudante de engenharia elétrica e busólogo, Heitor Breno Silva, de 21 anos. Ele complementa ainda dizendo que a mesma empresa circula com um modelo da Mercedes-Benz de 1990 na linha entre Natal e a Pitangui.

Se depois de ler essa reportagem você se descobriu como busólogo, você poderá encontrar com seus colegas de hobby em diversos blogs e fotologs da internet. Segue a relação de alguns dos principais endereços da rede.

Busólogos na rede

www.nataldesenhosbus.flogme.com.br

www.onibusdenatal.flogme.com.br

www.hellbuss.flogme.com.br

www.rn-onibusclube.blogspot.com

www.natalbuss.blogspot.com


No Orkut:

Comunidade "Ônibus Coletivo de Natal" e-mail: onibuscoletivodenatal@yahoo.com.br


 Fonte: http://www.diariodenatal.com.br/2011/02/25/cidades5_0.php#


Natal Buss - Top Buss
Marca registrada

Top Buss
O Onibus no Topô !

Copyright © 2011 Top Buss. 
Todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário