sexta-feira, 29 de junho de 2012

Conheça o Motor Volksbus 17-230 EOD V-tronic

Por Natal Buss

Informações: MAN
Fotos: Alex Azevedo

Especificações Técnicas
Volksbus 17-230 EOD V-Tronic



MOTOR
Modelo MWM 6.12 TCE - Euro III
Turbo e Intercooler
Nº de cilindros / cilindrada (cm3) 6 em linha / 7.200
Diâmetro do pistão (mm) 105
Curso do pistão (mm) 137
Relação de compressão 16,9:1
Potência líq. máx. - cv (kW) @ rpm (*) 225 (165) @ 2.200
Torque líq. máx. - kgfm (Nm) @ rpm (*) 84,6 (830) @ 1.200 - 1.600
Sequência de injeção 1-5-3-6-2-4
Sistema de injeção Common Rail
Compressor de ar Knorr - LK 38
Norma de emissões Conama P-5
(*) Valores conforme ensaio NBR ISO 1585.



TRANSMISSÃO

Caixa de mudanças ZF 6AS 1010 BO
Acionamento Automatizado
Nº de marchas 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª 6,751:1
2ª 3,60:1
3ª 2,12:1
4ª 1,39:1
5ª 1,00:1
6ª 0,78:1
ré 6,06:1
Sistema de tração 4 x 2

EMBREAGEM
Tipo Monodisco a seco, revestimento orgânico
Modelo Sachs
Acionamento Push type
Diâmetro do disco (mm) 395

EIXO DIANTEIRO
Tipo Viga “I” em aço forjado
Modelo Meritor MFS 13 ou Sifco 13K

EIXO TRASEIRO MOTRIZ
Tipo Eixo rígido em aço estampado
Modelo Meritor MS 23-158
Relação de redução 6,57:1 (std.) / 5,86:1 (opc.) / 5,38:1 (opc.)

SUSPENSÃO
Dianteira Molas semielípticas, amortecedores telescópicos
de dupla ação, molas de borracha e barra estabilizadora
Traseira Molas semielípticas com molas auxiliares parabólicas, amortecedores
telescópicos e, no 3º estágio, molas de borracha; barra estabilizadora

DIREÇÃO
Tipo Hidráulica integral com esferas recirculantes
Modelo ZF 8097
Relação de redução 20,1:1 a 23,8:1
CHASSI
Tipo Escada, longarinas retas de perfil “U” constante, rebitado e parafusado
Material LNE 38
Módulo seccional (cm2) 219
RODAS E PNEUS
Aros das rodas 7,5" x 22,5"
Pneus 275/80R22,5

FREIOS
Freio de serviço A ar, “S” came, tambor nas rodas dianteiras e traseiras
Circuito Duplo, independente, reservatório triplo de ar e sistema de filtro coalescente
ou secador de ar + Consep (opc.)
Área efetiva de frenagem (cm2) 5.445
Freio de estacionamento Câmara de molas acumuladoras
Atuação Rodas traseiras
Acionamento Válvula moduladora no painel
Freio motor Válvula tipo borboleta no tubo do escapamento
Acionamento Eletropneumático, tecla no painel e comando no
acelerador / pedal de embreagem

SISTEMA ELÉTRICO
Tensão nominal 24 V
Bateria 2x (12 V - 135 Ah)
Alternador 80 A - 28 V

VOLUMES DE ABASTECIMENTO (l)
Tanque de combustível em plástico 275,0
Cárter com filtro 20,2
Caixa de mudanças 9,2
Eixo traseiro 21,0
Direção 3,5
Sistema de arrefecimento 25,0

PESOS (kg)
Peso em ordem de marcha (entre eixos 5.180) (entre eixos 5.950)
Eixo dianteiro 2.850 2.860
Eixo traseiro 1.990 2.010
Total 4.840 4.870
Capacidade técnica por eixo
Dianteiro 6.200
Traseiro 11.000
Total admissível 17.200
Peso bruto total (PBT) - homologado 16.000
Peso bruto total combinado (PBTC) 26.000
Obs.: Os pesos podem sofrer alterações devido aos ítens opcionais.

DESEMPENHO (cálculo teórico)
Relação de redução do eixo traseiro 6,57:1 5,86:1 5,38:1
Velocidade máxima (km/h) 90 99 105
Capacidade de rampa em PBT (%) 43 38 35
Partida em rampa em PBT (%) 40 35 32
Relação PBT / potência (kg/cv) 71
Obs.: Dados projetados por simulação de performance.
Especificações Técnicas
Volksbus 17-230 EOD V-Tronic

DIMENSÕES PRINCIPAIS (mm)
09/2010
Dados técnicos sujeitos a alterações sem aviso prévio. Imagens meramente ilustrativas.
2.040 A B
10.540
130
1.835
2.435

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