terça-feira, 19 de junho de 2012

Expresso Guanabara faz homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga

O ano em que a Guanabara completa 20 anos, é também o ano do centenário de um dos maiores cantores da música popular brasileira, o genial Luiz Gonzaga. Para homenagear os 100 anos do seu nascimento, a Guanabara estará personalizando um ônibus que irá percorrer as estradas do nordeste.

O trecho da canção "A Vida do viajante" estará presente na plotagem, “Minha vida é andar por este país”, que assim como a Guanabara, percorre as estradas transportando diariamente o nosso querido povo nordestino. Este será o quarto veículo com pintura comemorativa, os outros três ônibus já operam com a plotagem especial Guanabara 20 anos. 

Nascido em 13 de dezembro de 1912, Luiz Gonzaga foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira. Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou a alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino, para o resto do país, numa época em que a maioria das pessoas desconhecia o baião, o xote e o xaxado.

Admirado por grandes músicos, como Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Raul Seixas, Caetano Veloso, entre outros, o genial instrumentista e sofisticado inventor de melodia e harmonias, ganhou notoriedade com as antológicas canções Baião (1946), Asa Branca (1947), Siridó (1948), Juazeiro (1948), Qui Nem Jiló (1949) e Baião de Dois (1950). 

Fonte: Fortalbus

Nenhum comentário:

Postar um comentário