quarta-feira, 6 de junho de 2012

FORTALBUS: Encontro reúne busólogos na Auto Viação Dragão do Mar

Por Fortalbus
As manhãs de sábado se tornaram o dia oficial para a realização de grandes Encontros promovidos pelo Fortalbus. Dessa vez, a Auto Viação Dragão do Mar abriu as portas para que os busólogos pudessem confraternizar mais um evento.

Logo de início, na concentração em frente à Rodoviária de Fortaleza, os ônibus que realizariam o translado dos participantes possuíam em seus painéis eletrônicos o nosso destino. Era o 1º Encontro Dragão do Mar/Fortalbus.

Na chegada à garagem, os ônibus passaram pelo lava-rápido. Em seguida, os visitantes se dirigiram ao auditório para as palestras que seriam ministradas a seguir. O gerente administrativo Fred Neto deu as boas vindas e reforçou a importância de pessoas que se aprofundam no mundo do transporte, visto que, atualmente, não é todo mundo que vê o lado positivo do setor.

Fred continuou a apresentação com o histórico da Dragão do Mar, fundada em 2003, precedida pelas empresas Cialtra, São Judas e Botucatu, contando curiosidades sobre cada uma. A Dragão ganhou mais espaço no Sistema adquirindo as linhas licitadas da CTC, tais como 044,045,066 e 074. 

O quadro de funcionários carrega parte das empresas citadas. É o caso da Dra. Kátia, psicóloga desde o tempo de Cialtra até os dias de hoje. Kátia explicou mais detalhes sobre o Programa de Qualidade Dragão do Mar (PQDMAR). O projeto busca atender as normas de qualidades da ANTP visando a satisfação das partes interessadas (usuários, funcionários, fornecedores, acionistas e sociedade). 
Também foram apresentados gráficos com os perfis dos colaboradores por cargo e escolaridade e as ações sociais promovidas durante os festejos juninos, cujo dinheiro arrecadado é revertido para doações em creches durante o Natal Solidário, em dezembro.

Já para o tema Meio Ambiente, o palestrante Antônio Marcos apresentou aos participantes os projetos ambientais que a Dragão desenvolve, como o Programa Ambiental Dragão do Mar (PAMAR), que busca diminuir os impactos ambientais causados pelos seus processos e instalações, como a coleta seletiva e a redução de poluentes da frota. Além disso, a Empresa também mantém espaços de preservação ambiental. Em suas próprias dependências, está o Espaço Ecológico Líbia Lassi Lopes, destinado ao cultivo de mudas e para realização de eventos internos. Outra ação é a manutenção e conservação da Praça Nilo Lopes, no bairro Passaré.

Durante as apresentações, os busólogos interagiram com os palestrantes sobre os temas apresentados. Logo após foi realizada uma visita guiada pela garagem, seguido de um reforçado coffee break.

O gerente administrativo da empresa Fred Neto se mostrou admirado com o conhecimento dos participantes e que o encontro atendeu às expectativas. "O encontro foi muito bom. É como uma válvula de escape, pois, diante de tantos desafios, existem pessoas que veem esse outro lado do transporte. Também posso me considerar um busólogo, acompanho o Fortalbus.com diariamente e admiro muito o acervo do site. Não esperava todo esse conhecimento de vocês todos neste Encontro. Estaremos à disposição para quando precisarem", relata.
Já o admirador Francisco José participava pela primeira vez de um evento do Fortalbus. "Muito bem organizado. Não imaginava toda essa estrutura. Achei interessante a ideia de preservarem hortas aqui na garagem. Gostei da receptividade, foram muito simpáticos. Enfim, gostei de tudo", comenta.

O pedagogo Klaynilton Malaquias ressaltou a dedicação e a interação dos funcionários da Dragão do Mar durante o evento. "A dedicação é vista em todos os detalhes da preparação do evento. A recepção foi muito positiva. Muito organizado e é nítido o desejo de interação dos colaboradores para conosco", explica.

O Fortalbus agradece a todos os envolvidos neste Encontro. Especialmente ao Fred Neto por toda a atenção e respeito dado ao Fortalbus, agradecemos também a Dra. Kátia, Helder Lima, Antônio Marcos e aos condutores dos ônibus que nos transportaram. Esperamos novas oportunidades para confraternizarmos em outras ocasiões. Essa aproximação entre empresa e busólogo é importante para criar um canal de comunicação visando a melhoria contínua do transporte coletivo.
Nossos agradecimentos!

Dragão do Mar em números:
5ª  maior empresa no SIT em frota 
4ª  em passageiros transportados 
195 veículos 
Idade média de 2,77 ano 
Opera em 29 linhas da capital 
2.600.000 passageiros/mês transportados 
Fonte: Fortalbus

Nenhum comentário:

Postar um comentário