sábado, 2 de junho de 2012

FORTALBUS : Fortalbus participa do Seminário Nacional Prêmio ANTP de Qualidade

Por Fortalbus
Na última quinta (31) e sexta-feira (1º), Fortaleza recebeu o Seminário Nacional do Prêmio ANTP de Qualidade. Com o tema "Os melhores Gestores - As melhores Empresas", o evento foi realizado no Sest/Senat e contou com a presença de gestores de transporte de vários estados do país. O Fortalbus esteve lá para conferir.
O Prêmio foi criado com o objetivo de estimular as entidades atuantes no transporte urbano na busca da excelência dos serviços prestados e na melhoria da qualidade do transporte e da gestão empresarial, destacando as melhores do setor e distinguindo-as das demais, de modo a estimular entidades congêneres a promover gestão semelhante.
Antes da solenidade de abertura, os participantes realizaram uma visita às dependências do acervo histórico do transporte cearense mantido pela Cepimar. Em seguida, no auditório, o Seminário teve início com a presença de Denise Gazinelli (ANTP), Halley Batista (Sest/Senat), Gustavo Pessoa (Sindiônibus), Ademar Gondim (ETUFOR), Rita de Cássia (Denatran), Rômulo Fortes (Metrofor) e o Deputado Federal Artur Bruno compondo a mesa.
Segundo Denise Gazinelli, o prêmio serve de incentivo para que as empresas possam aprimorar os serviços prestados, e que as ganhadoras das edições anteriores sirvam de exemplo para as demais. Já o presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (ETUFOR), Ademar Gondim, ressaltou que é preciso a conscientização de que o Norte e Nordeste também produzem qualidade, eficiência e metodologias no transporte coletivo.
"Uma premiação como essa é importante, pois as avaliações internas contribuem para a evolução das empresas", comentou.
Gondim também frisou os benefícios que a Prefeitura de Fortaleza concedeu aos empresários, como a isenção de tributos, garantindo uma das passagens mais baratas do Brasil aos usuários, que sentem-se motivados a utilizarem os coletivos.
O presidente do Metrofor, Rômulo Fortes, foi incisivo em seu discurso com um tom de "desabafo". Destacou os desafios enfrentados pelo transporte coletivo como um todo no que diz respeito à depredação dos equipamentos e qualificação de profissional. Ponderou a necessidade de mais educação para coibir atos de vandalismo e mais capacitação aos operadores.
Opinião compartilhada pelo deputado Artur Bruno, que, segundo relatou, o Brasil é um país jovem, que tem tudo para capacitar novos profissionais e contribuir com o desenvolvimento econômico e social. De acordo com o deputado, a integração e a universalização do transporte com qualidade são os fatores mais importantes para a mobilidade urbana nas grandes cidades.
Após o pronunciamento dos componentes da mesa, deu-se início o ciclo de painéis com gestores de empresas vencedoras do Prêmio, na qual o público presente teve a oportunidade de compartilhar experiências com quem obteve vitórias em outras edições. Além disso, foram ministrados outros temas como Foco nos Clientes e Sociedade, Informações e Conhecimento e Gestão de Pessoas e Processos.
Durante o dia de ontem, visitas técnicas foram realizadas pelos gestores às empresas Viação Urbana, Empresa Vitória (ambas vencedoras do Prêmio ANTP de Qualidade) e Expresso Guanabara (Prêmio ANTP/ABRATI de Boas Práticas do Transporte Terrestre de Passageiros). Na oportunidade, os participantes conheceram de perto as instalações , modos operacionais e modelos de gestão que as tornaram vencedoras do Prêmio.
Uma premiação como essa é de suma importância para o incentivo à busca pela excelência dos serviços prestados pelas empresas de transporte à sociedade. Além disso, é um convite à ousadia e inovação nos modos operacionais e de gestão, pois o transporte necessita de uma revolução para que a população possa confiar e utilizá-lo com conforto e segurança. 

Fonte: Fortalbus

Nenhum comentário:

Postar um comentário