sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Feriado traz mudanças do "Passe Livre" e unificação de empresas

Teve início na manhã desta quinta-feira (15), em Natal, o novo modelo do Sistema de Bilhetagem Eletrônica para 75 linhas do sistema público de transporte coletivo. Após denúncias feitas pelo Ministério Público Estadual, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB) detectou a existência de fraudes no chamado 'Passe Livre' e efetivou mudanças.
De acordo com secretário adjunto de transportes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Jefferson Pedrosa, a mudança no sistema não vai afetar diretamente o usuário do transporte público da capital. "A única coisa que vai mudar no nosso sistema é exatamente o combate à fraude. O usuário não será prejudicado em absolutamente nada”, afirmou.
“Nós acreditamos que, com essa medida, vai se poder andar nos ônibus um pouco mais vazios do que o que temos hoje. O índice da fraude que nós constatamos é muito elevado e a gente acredita que essa medida vá resolver bastante, praticamente 99% a questão da evasão no nosso sistema", acrescentou o secretário adjunto.
Com o novo modelo, algumas linhas não farão mais a integração, método em que o usuário de transporte coletivo utiliza dois ônibus pagando apenas uma tarifa num período de até 60 minutos. Segundo o secretário, a integração não vai mais poder ser feita entre as linhas de um mesmo itinerário. "O usuário que fizer a integração em um determinado terminal não vai mais realizar a integração com as mesmas linhas que saem do terminal de origem, ou seja, que tenham o mesmo sentido da viagem”, explicou.
Alex Azevedo - Natal Buss
Ainda segundo Jefferson Pedrosa, a integração entre os terminais vai continuar sendo realizada, mas o mecanismo de integração não vai ser mais feito entre as linhas que compõem um mesmo sentido naquele terminal onde o passageiro pegou o ônibus, reafirmou. Clique AQUI e confira as mudanças.
Durante 60 dias, a Semob fará uma avaliação para observar a aplicação do novo método. Caso haja alguma necessidade, algumas linhas poderão ter o número de ônibus aumentados.
Um novo consórcio: O diretor de comunicação do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn), Augusto Maranhão, informou nesta quinta-feira (15) que as empresas Guanabara, Reunidas e Santa Maria vão se unir em consórcio. A decisão das empresas foi comunicada durante reunião do sindicato realizada na quarta-feira (14) à noite.

Segundo Maranhão, o objetivo da formação do consórcio é tentar reduzir custos. "Todos sabemos das dificuldades enfrentadas pelas empresas. O motivo de se unificar é meramente econômico. Os empresários acreditam que unificando poderão dividir despesas e assim podem continuar operando no sistema. Eles vão compartilhar as linhas onde circulam atualmente", explicou.

Cada empresa possui uma frota de pouco mais de 200 veículos. Não se sabe a data exata para efetivação do consórcio. "Existe agora uma burocracia a ser enfrentada, mas acredito que o grupo estará formado ainda esse ano", destacou Augusto.
Com informações: G1 RN e Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário