quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Para Seturn, tarifa ideal seria R$ 3,19

Por: Marcelo Lima - Tribuna do Norte

Com os cálculos do Sindicato das Empresas de Transporte  Urbano de Passageiros de Natal (Seturn), o valor da passagem de ônibus em Natal seria R$ 3,19. Conforme a entidade, esse preço equalizaria as perdas acumuladas com a inflação há cinco anos, reajuste de encargos sociais e redução de passageiros pagantes de tarifa inteira e permitiria manter a renovação da frota. “O principal argumento para o reajuste é a inflação do país. Pegando janeiro de 2011, quando a tarifa era R$ 2,20, até hoje, a tarifa foi reajustada em 20,5%. E nesse mesmo período, a inflação dá 40,6%. Isso mostra que a tarifa está completamente desatualizada”, comparou Nilson Queiroga, consultor do Seturn.

Nilson Queiroga afirma que do último reajuste (em julho/2015) até agora o Diesel aumentou 24%
Nilson Queiroga afirma que do último reajuste (em julho/2015) até agora o Diesel aumentou 24% / Foto: Adriano Abreu
Ainda de acordo com o sindicato, uma tarifa de R$ 3,10 cobriria apenas as perdas inflacionárias. Mesmo assim, esse valor representaria um aumento no bolso do trabalhador de 31,91%  em pouco mais de seis meses. Em julho de 2015, a passagem de ônibus em Natal passou de R$ 2,35 para R$ 2,65. Em dezembro  passado, o Seturn protocolou junto à Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) um pedido de atualização da planilha de custos que embasa o reajuste da tarifa.

O sindicato patronal preferiu utilizar um longo período para fazer a comparação entre o reajuste da tarifa e a inflação oficial. Mas quando se compara  períodos mais curtos, é possível observar que o reajuste da tarifa de ônibus é sempre superior a inflação. Exemplo disso é o mais recente aumento quando a tarifa saiu de R$ 2,35 para R$ 2,65. Apesar do reajuste de 12,76%, a inflação acumulada de  julho de 2014 a julho de 2015 foi de 9,57%. Um novo aumento da tarifa para R$ 3,10 representa um reajuste de 16,98%. Porém, a inflação de julho de 2015 até dezembro foi bem menor: 4,24%.

O consultor do Seturn informou também que o preço do que se chama de “passageiro equivalente” caiu 5,7% ano passado. Esse conceito é um cálculo que soma os passageiros pagantes da tarifa inteira com os passageiros beneficiários de alguma faixa de desconto, considerando o que cada categoria representa no conjunto total de passageiros. “Se esse passageiro equivalente cai, então aumenta a tarifa. Se três pessoas vão pagar um táxi e dá R$ 300, os três pagam R$ 100. Mas se um chega e diz que não vai pagar porque tem mais de 65 anos, aumenta R$ 50 para os que vão pagar”, exemplificou Queiroga. 

Além da crise econômica, ele acredita que outro fator contribuiu para redução desse número de passageiros. “Esse número caiu depois dessa decisão da justiça de pagar a meia-passagem em espécie dentro do ônibus”, opinou. Apesar dessa tese, o representante do Seturn não apresentou dados sobre falsos estudantes no sistema. 

O consultor do Seturn falou também que, nos últimos cinco anos, os salários aumentaram 43%. O valor da contribuição previdenciária vai aumentar este ano, assim como o combustível dos ônibus. “Corrigindo o preço do Diesel pelos dados da ANP [Agência Nacional de Petróleo] dá um aumento de 24% do último reajuste para cá”, acrescentou.  

Como forma de aliviar a tarifa, o Seturn defende uma redução ou isenção da cobrança de tributos. Segundo Queiroga, em 20 cidades brasileiras já existe benefício fiscal para as empresas do setor. “Aqui,  agora está aumentando ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadoria de Serviços]. O governo baixa o ICMS para o turista que vem de avião, mas não para o cidadão que pega ônibus todos os dias”, observou o consultor do Seturn. 

O secretário adjunto de transporte de Natal, Clodoaldo Trindade, diz que não tem prazo para dar resposta à entidade patronal sobre a atualização da planilha de custos. “Até agora o setor [da STTU] competente não me entregou nada”, disse. Só neste ano, pelo menos seis capitais aumentaram o preço da passagem de ônibus: Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Florianópolis (SC) e  Salvador (BA). Algumas delas tiveram mais de um reajuste em 12 meses. Em resposta, movimentos sociais pró-transporte público protestaram nas principais capitais. 

O sistema 

Idade dos ônibus em Natal:
700 é o número de ônibus urbanos na capital 
380 têm mais de sete anos 
80 têm mais de dez anos
30 é quantidade de ônibus novos incorporados à frota na sexta-feira passada
4,3% é o que representa os ônibus recém-entregues 

Reajuste das tarifas de ônibus entre 2015 e 2016 nas capitais

Belo Horizonte
08/08/2015     R$ 3,40
17/09/2015     R$ 3,10 
(por decisão judicial)
25/10/2015      R$ 3,40
03/01/2016      R$ 3,70

Boa Vista
02/01/2015     R$ 2,80
01/01/2016     R$ 3,10

Florianópolis
11/01/2015     R$ 3,10
03/01/2016     R$ 3,50

Fortaleza 
16/01/2015     R$ 2,40
07/11/2015     R$ 2,75

João Pessoa
09/02/2015     R$ 2,45
13/07/2015     R$ 2,70

Maceió
15/02/2015    R$ 2,75
10/01/2016     R$ 3,15

Rio de Janeiro
03/01/2015     R$ 3,40
02/01/2016    R$ 3,80

Salvador 
02/01/2015     R$ 3,00
02/01/2016     R$ 3,30

São Paulo 
06/01/2015     R$ 3,50
09/01/2016     R$ 3,80

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