domingo, 1 de maio de 2016

Conhecendo-a : Expresso Guanabara

FORTALBUS




A Expresso Guanabara iniciou suas atividades em 1992 com a compra da Expresso de Luxo, desde então, a Guanabara consolidou-se como uma das maiores e melhores empresas de transporte rodoviário de passageiros do Brasil. Pertencente ao Grupo Jacob Barata, a empresa já nasceu forte com uma boa frota de 103 ônibus, sendo a primeira do norte-nordeste a possuir todos os seus veículos com ar condicionado.




Modelos adquiridos em 1994 (GV 1000 e Monobloco O400)

Primeiro Leito "Trucado" adquirido em 1995


Além das linhas nordestinas operadas pela extinta Expresso de Luxo, a Guanabara adquiriu concessões das empresas Viação São Bernardo (Maranhão) e Viação Marimbá (Piauí). Logo nos primeiros anos de atuação no Ceará, adquiriu empresas como Viação Aracatiem 1994 e Transparaíba no final de 1995, empresa com linhas de João Pessoa para todos os municípios do estado Paraibano. Em meados de 1998, adquire a Vipu, expandindo suas linhas para cidades como Brasília, Goiânia e interior baiano. Em 2000 adquire também a Expressul, empresa com linhas para região de Iguatu no Ceará. Em seguida Timbira em 2001 e Brasileiro no ano de 2003. A Guanabara passou a atender os municípios de Crato, Juazeiro e região do Cariri pela BR-116, através da compra das empresas Rio Negro e Rápido Juazeiro em 2005. Ainda em 2005, a Guanabara adquire a concessão da linha Natal x Belém, antes operada pela empresa Boa Esperança.
Início das operações da linha Fortaleza x Belém em 2001

Criado em 1994, o Top bus foi o serviço denominado pela empresa para atuar no sistema de ônibus executivo criado pela Prefeitura de Fortaleza, no qual oferecia conforto aos passageiros que se deslocavam para os principais locais de Fortaleza. Em 1997 o Top bus passa a operar também com micro-ônibus executivos e no início da década de 2000, o controle do Top bus passa a ser da Viação Urbana, empresa pertencente ao grupo.

Em 1995, a Expresso Guanabara implantou o serviço de transporte de Cargas e Encomendas, atualmente o serviço é denominado Gbex, o qual possui toda uma estrutura independente. Em 2009 é lançado o serviço Gb/Loc, destinado à locação e fretamento de ônibus.

Garagem localizada na Av. Sargento Hermínio (1997)

Com a frota mais moderna do país, a Guanabara sempre optou pelos ônibus Mercedes-Benz, sendo a primeira empresa a operar com o Marcopolo geração 6 em 2000 e também com o geração 7 em 2009. 
NOME


Primeiro Jum Buss 360 com padrão adotado no ano de 1996

Lançado em outubro de 2002, o cartão afetividade é o serviço pioneiro no Brasil em fidelização do cliente no segmento de transporte rodoviário de passageiros. Por meio deste, o cliente Guanabara usufrui de diversos benefícios nos mais variados segmentos do comércio no nordeste além de participar da promoção “Viaje Bem, viaje mais” que proporciona um trecho cortesia para qualquer destino atendido pela empresa a cada 10 trechos viajados.
Ônibus Mercedes-Benz O-500 Envelopado (Carro 510)

Ao longo dos anos, a Guanabara inovou na sua comunicação visual. Desde a sua fundação em 1992, as marcas foram se transformando de acordo com os novos conceitos. Em 1996 houve a primeira transformação que incluiu nova padronização da frota. Já em 2005, ganha uma moderna e totalmentenova identidade visual. Os Três tipos de serviços foram denominados: Galant (Convencional), Genesis (Executivo) e Glamour (Leito).
Inaugurada em 2007, a garagem sede localizada à margem da BR-116 em Fortaleza, é considerada a mais moderna garagem de ônibus do País. Desde 2006, a empresa possui toda sua frota rastreada via satélite, com ônibus monitorados em tempo real através da tecnologia GPS e GPRS. Hoje, a Guanabara possui uma frota com mais de 400 veículos, 1.750 funcionários, transporta meio milhão de passageiros ao mês e possui a idade média de frota mais baixa do país. A Guanabara atende mais de 1000 localidades do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, 12 capitais (incluindo o Distrito Federal) e 12 estados brasileiros.

Dentre tanta tecnologia e inovação, a Guanabara é sem dúvida uma empresa completa e que desperta grande admiração dos apaixonados por ônibus de todo o País, e nós busólogos nos sentimos orgulhosos, pois teremos a oportunidade de conhecer toda a estrutura desta grande empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário