sexta-feira, 13 de maio de 2016

Janelinhas: O Câncer do Sistema de Transportes Urbanos de Natal

NATAL BUSS

O Sistema de transporte em Natal nos últimos anos entrou em decadência , você leitor sabe mesmo um dos motivos para isso?

 O Transporte de Natal  teve um renovação de frota constante com carros 0km proporcionando melhorias e diminuindo a idade media da frota, O Sistema conta com passagens no cartão eletrônico que antes era o que chamamos de vale transporte de papel, a integração era por meio de estações de transferência nos principais pontos da cidade, sistema que enquanto era desativado em cidades como Campina Grande-PB em Natal ainda era uma realidade  e apesar de muitas reclamações era elogiado pois evitava a fraude que hoje temos em Natal com o novo modo de integração .

Voltando ao interesse desta matéria. Quem são os janelinhas??



Janelinha recebendo o cartão do passageiro pela Janela - Foto: Alex Azevedo


Quem nunca deve ter percebido pessoas gritando em grandes paradas onde passa varias linhas de ônibus vendendo a passagem a 2,30 a 2,50? para o cidadão de bem que quer economizar parece uma boa, pagar a passagem ao janelinha por 2,50 e embarcar no ônibus. Porém na verdade o passageiro não comprou a passagem, e sim a integração que é gratuita para a empresa de ônibus, mais lucrativa para o janelinha que vende a passagem "gratuita" para ele e "paga" por você. Hoje os ônibus em Natal registra a cada dia um numero maior de integrações realizadas, integrações essa que não gera lucro para a empresa, no caso apenas o cartão do janelinha em um período de 1 hora é usado uma passagem e depois da primeira passagem passado 10 minutos a integração começa a valer, aquela mesma passagem pode ser gerada ate 4 vezes em 1 hora , no caso a primeira passagem custou 2,90 e depois cada integração gerou um lucro de 2,50 por integração para aquele janelinha. No caso o cidadão de bem que compra a passagem acaba financiando a crise nas empresas de ônibus de Natal que acaba tendo prejuízos com a utilização das integrações realizadas no cartão eletrônico pelos janelinhas.
O Passageiro que "economiza" naquela integração acaba financiando o aumento do desemprego de motoristas e cobradores, pois com menos lucro, menos ônibus rodando para circular com mais passageiros.

O Janelinha le oferece a passagem a 2,50 (geralmente) , você acaba comprando por ser mais barato, o janelinha le entrega um cartão que você passa na roleta e entrega logo depois pela janela do ônibus ao Janelinha, e esse ciclo continua e varias integrações são realizadas gerando lucro apenas para o Janelinha, e não para a empresa fazendo a manutenção do sistema.

Quem é que ganha com isso além do Janelinha? Um deles seria indiretamente o Natal Card, afinal para ter aquelas integrações antes tem que ter saldo no cartão e antes uma passagem foi consumida em alguma linha, (Admitimos) , porém 1 passagem vira em 4 a 5 passagens e essas outras 4 a 5 passagens foram de "graça", não estamos culpando o Natal Card, longe disso, afinal alem do Natal Card, a empresa da primeira passagem também ganhou. Mais lembrando o resto foi só prejuízo em ambas as partes, inclusive para o usuário.



Então o Janelinha é o problema de todo o transporte? Não!!

No Sistema de transporte além disso o problema de falta de subsídios e a mobilidade urbana em Natal contribuir para um sistema mais caro e com menos qualidade, mais claro que os Janelinhas fazem parte também desse problema no transporte em Natal.

Os Janelinhas é um mal para o transporte em Natal que deve ser combatido, proibindo a comercialização das integrações que acaba no final das contas prejudicando o verdadeiro passageiro que depende de fazer integrações no sistema em Natal para se deslocar pela cidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário