quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Busscar El Buss e Jum Buss nas estradas do RN

Hoje, nessa primeira parte de uma série histórica aqui no Natal Buss, relembraremos a trajetória da Busscar nas empresas rodoviárias do RN, hoje falando sobre o período 1990 a 1993.


Em 1990, a antiga Nielson passa a se chamar Busscar e lança uma nova linha de rodoviários, as séries El Buss e Jum Buss, para substituir a antiga linha Diplomata. Como a Nielson tinha muito sucesso nas empresas do RN, com a Busscar não poderia ser diferente: relembraremos agora cada modelo presente nas empresas:

SÉRIE EL BUSS:

El Buss 320: 3 empresas tiveram desse modelo de início: A Jardinense, a Barros e a Campos:

- A Jardinense operou um único exemplar, prefixo 1185, equipado com chassi artesanal e mecânica Mercedes 1313, e foi o primeiro Busscar da Viação.

- A Barros operou alguns, como o 50, com motorização Ford B-1618

- A Campos operou pelo menos um, com mecânica Mercedes OF-1315:

14937864_1809638289276482_1427788220_n

El Buss 340: Deste modelo, sabe-se que a Nordeste e Jardinense  tiveram:

- A Jardinense operou vários, sendo alguns com chassi Mercedes O-371 (1285, 1295), outros com chassi Mercedes O-364 reencarroçados (1225, 1255, 1265)

aab

- A Nordeste operou 4 destes, todos com chassi Mercedes-Benz O-371RS, sendo um destes o carro 0219:

ac

El Buss 360: Desse modelo, Nordeste e Jardinense, e também a Expresso Cabral operaram:

- Na Nordeste, foram vários, encaroçados em chassi Volvo (0202, 0207, 0212), ou Scania (0200, 0203, 0204, 0206), todos trucados

4

- Na Jardinense, houveram versões com chassi Mercedes (1205) e Volvo  (1215, 1235, 1245, 1275, 1335)

ax

- Na Cabral, se tem notícia de um, o carro 123, encaroçado em chassi Scania K112CL:

vc

SÉRIE JUM BUSS:

Jum Buss 340: Desse modelo, apenas a Jardinense teve um, com chassis Scania K113CL:

a1

Jum Buss 360: Esse foi operado pela Nordeste e Jardinense:

- Na Nordeste, foi um modelo de muito sucesso, sendo a base das renovações da empresa durante a década de 90. A maioria era Volvo, a maioria de 1992 (0223, 0224, 0229), alguns de 1991 (0214, 0217, 0218) e alguns de 1993 (0230, 0232, 0233, 0234, 0235). Uma pequena minoria deles era de chassi Scania (carros 0221, 0222, 0228).

- Na Jardinense, tiveram cerca de 4 veículos, todos Volvo: 1345, 1355, 1405 e 1415.

a6 a7

Jum Buss 380: Dessa série,  Riograndense teve alguns, de prefixo como o 900, por muito tempo um dos veículos mais luxuosos da empresa:

vr

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário