terça-feira, 29 de novembro de 2016

Busscar El Buss e Jum Buss nas estradas do RN

Hoje, nessa segunda parte dessa postagem do Natal Buss sobre a trajetória da Busscar no transporte rodoviário do RN, falaremos sobre o período de 1994 a 1998.

Nesse período ocorreram duas reestilizações da família Busscar, e as empresas potiguares como de costume adquiriram modelos dessa época. Vamos ver modelo por modelo:

SÉRIE EL BUSS

El Buss 320

- A Empresa Barros teve versões de 1993 e 1995, com chassis Mercedes e Ford, com destaque para o 150 (1994 Ford) e 230 (1998 Mercedes)

- A Jardinense operou apenas 2 do modelo 1994, com chassis Ford B-1618, prefixo 1435 e 1445. Posteriormente foram vendidos a Barros.

c1

El Buss 340

  • A Expresso Cabral fez grande uso desse modelo, operando o modelo 1994 (143, 144, 145, 147 Mercedes, 151 Scania) e o modelo 1995 (158 Scania, 164 Mercedes)

  • A Empresa Jardinense foi também grande operadora desse modelo, todos com chassis Scania, alguns com motor dianteiro F113 (1505, 1515, 1525, 1535, 1545, 1555) ou com motor traseiro K113CL (1565, 1575, 1585)

  • Outra grande operadora foi a Viação Riograndense, com destaque para os carros 1060 e 1100 (modelo 1994) e 1150 (modelo 1995), todos com chassis Scania F113


c2

SERIE JUM BUSS

Jum Buss 340

  • A empresa Jardinense operou alguns, como os 1455, 1465 e 1475 (reencaroçados de monobloco O-364) e 1495 (reencaroçado de Monobloco O-370)

  • A Viação Riograndense foi outra empresa que também operou esse modelo, com os carros 440 e 500, ambos Mercedes motor traseiro


c3

Jum Buss 360

  • A Viação Nordeste foi quase a única operadora desse modelo, adquirindo mais de 10 veículos nesse período. Os carros 0246 e 0247 foram os únicos do modelo 1994 na empresa, equipados com chassis Mercedes O-371 e certo luxo. O modelo 1996 teve mais representatividade, com os carros 0258, 0259, 0260, 0267 e outros, todos equipados com chassis Volvo B12 6x2 de 400 cv.

  • A Viação Jardinense possuiu alguns, como o carro 1485 (de 1994), com chassis Volvo B10M, e o 1595 (1998), com chassis Scania K124 trucado.


 c4

Jum Buss 380

- A Nordeste possuiu cerca de 3 exemplares desse modelo, como o 0251 de 1994, equipado com chassi Volvo B10M e porta central, o 0262 de 1996, com chassis Volvo B12, e o 0830 (prefixo original desconhecido), que foi destruído num incêndio em Itaitinga/CE em 2012.

- A Riograndense possuiu apenas um, com chassis Scania K113TL e também equipado com porta central

c5

Nenhum comentário:

Postar um comentário