terça-feira, 12 de setembro de 2017

Segunda Parada Cidadã é inaugurada em Natal

Dentro da programação do Setembro Cidadão, em parceria com o Programa Brasileiro de Educação Cidadã-PROBEC, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana- STTU e o Sindicato das Empresas de Transporte Urbanos de passageiros do Município de Natal-SETURN, mais uma parada cidadã foi entregue ao povo de Natal, nesta terça-feira, dia 5. Desta vez, aos moradores do bairro das Quintas, na zona oeste da capital, na Avenida Bernardo Vieira, próximo à rua do Pêgas, também em comemoração aos 300 anos do bairro das Quintas.


O evento contou com a presença da advogada Lígia Limeira, uma das idealizadoras do Setembro Cidadão, da secretária da STTU Elequicina Santos, do consultor técnico do SETURN, Nilson Queiroga e de representantes do conselho comunitário do bairro. A parada das Quintas, assim como a instalada no bairro da Ribeira, em 2016, conta com uma identificação visual diferenciada, com a presença de itinerários dos ônibus, número das linhas, mapa da cidade do Natal e uma lixeira para destinar detritos e resíduos no local, conscientizando os usuários do transporte público a praticar a educação cidadã em todo e qualquer espaço urbano. 

Para Lígia Limeira, a parada cidadã reúne todas as normas técnicas observadas para oferecer mais conforto, comodidade e segurança aos usuários, além de servir como exemplo de espaço cidadão. O Setembro Cidadão é pioneiro no reconhecimento da importância da cidadania e faz parte do Programa Brasileiro de Educação Cidadã-PROBEC. 

A secretária da STTU, Elequicina Santos, parabenizou a iniciativa do Setembro Cidadão e do SETURN: “ Promover atos de cidadania como esse é válido tanto para os usuários, como também, para os turistas que visitam a nossa cidade. Trazer essa reflexão é importante para que a sociedade ajude e contribua para uma cidade melhor. Apesar da crise que o município vive, essa ação já nos ajuda a vislumbrar melhorias em outros bairros da cidade. Agora é contar com a ajuda e colaboração dos moradores do bairro das Quintas para preservar o abrigo e exercerem a cidadania.” 

O consultor técnico do SETURN, Nilson Queiroga, que também participou da inauguração, ressaltou que o transporte público não se resume apenas aos ônibus, mas que toda a sua infraestrutura merece atenção. Por isso, a importância de se cuidar também dos abrigos e levar a educação cidadã para toda a população, oferecendo as informações necessárias das linhas, telefones e itinerários. No entanto, é preciso que as pessoas cuidem desses locais, e se sintam responsáveis por eles, para que esse bem comum seja aproveitado pelos usuários por muitos anos. 

SETURN
Fotos: Elpídio Júnior

0 comentários:

Postar um comentário