domingo, 11 de agosto de 2019

Você sabe como funciona a suspensão pneumática?

Por Felipe Lima


A suspensão pneumática ou "suspensão a ar", de modo geral, oferece maior segurança e melhor dirigibilidade ao condutor.


A suspensão a ar, como é mais conhecida, vem a ser mais macia que a tradicional suspensão a mola. Isso se dá devido ao uso de bolsas de ar, que faz com que o grau de amortecimento seja maior, gerando um menor impacto entre o ônibus e o pavimento. Com isso, o ônibus passa a ter maior estabilidade, tornando a condução mais segura e causando menos impacto com o solo.
Apesar de parecer algo simples, nem todos os ônibus possuem essa tecnologia, principalmente os veículos que trafegam em nossos centros urbanos. Já no quesito rodoviário, a adesão é maior, principalmente nos ônibus que trafegam em rotas interestaduais.

Em Natal, na frota de transportes urbanos, recebemos recentemente dois veículos com a tecnologia de suspensão a ar. Os veículos foram encomendados pelas empresas: Auto Ônibus Santa Maria e Transportes Guanabara, para realização de testes e uma possível mudança na frota.

O veículo da Auto Ônibus Santa Maria, que recebeu o prefixo de ordem 02151, já começou a operar na linha 37 Rocas/Cidade Satélite via Praça Cívica, uma linha com bastante desnível de terreno, principalmente no bairro Cidade Satélite, o que possibilitará um maior exito nos testes de qualidade e desgaste.

Já o veículo da Transportes Guanabara, cujo prefixo recebido foi o 1992, ainda está na Garagem da empresa aguardando vistoria para ir às ruas. Até o momento, não sabemos em qual linha o veículo operará.

Ambos os veículos são da encarroçadora Gaúcha, Marcopolo, no modelo Torino 2014 e detém o chassis da Mercedes Benz OF-1721L Euro V.



E ai, gostou dessa publicação?
Então clica no botão mais abaixo e compartilha nas redes sociais!

0 comentários:

Postar um comentário