domingo, 3 de novembro de 2019

Conceição: o ontem, o hoje e o amanhã - PARTE 2

Por: Felipe Lima

Celebrando uma parceria de longa data e que se fortalece a cada ano, o Natal Buss e Portal Busologia Natalense foi recebido pela empresa Nossa Senhora da Conceição no dia 19 de Setembro, para relembrar os últimos 10 anos da empresa e uma verdadeira reviravolta em seu modelo de operação.

Se você ainda não viu a 1º PARTE dessa matéria, clique AQUI e confira.

Foto realizada na visita do Natal Buss e Portal Busologia Natalense para relembrar os últimos 10 anos da empresa.
Foto:
Rubson Caetano


O hoje:

No mês de Setembro/2018, o Grupo Itamaracá decidiu encerrar a sociedade com a Conceição e com isso houve a retomada de 100% do controle acionário por parte da antiga gestão da Empresa. Com a saída do Grupo Itamaracá, a Conceição mudou novamente seu modelo de gestão para adaptar-se, novamente, às circunstâncias de sobrevivência no transporte público de Natal.

Então, uma das mudanças mais incisivas foi o programa Eco Frota. O programa Eco Frota tem como objetivo instruir e induzir o motorista a ter uma condução econômica e segura do veículo, reduzindo o consumo de peças e fluídos, onde uma das maiores conquistas do programa é a redução do consumo de combustível. O Eco Frota é composto por fases, geralmente durando entre 2 a 3 meses, garantindo aos vencedores bonificações. Essa mudança permite que a empresa tenha menos desgaste de peças, redução no consumo de combustível e, principalmente, uma boa performance por parte dos motoristas. Com o programa Eco Frota, a Conceição conseguiu economizar aproximadamente 10mil litros de Diesel na última fase do programa.

Também foram realizadas mudanças em linhas, onde 22 Felipe Camarão x Rocas e 71 Felipe Camarão x Petrópolis foram unificadas, pois grande parte de seus trajetos eram sobrepostos (iguais). Então, com a aprovação do órgão gestor, a linha passou a ser 22/71 – Felipe Camarão x Rocas - Via Petrópolis.


Foto realizada pelo busologo Gabriel Henrique em visita com o Natal Buss a garagem da empresa.
Foto:
Ônibus Brasil - Gabriel Henrique


Outra mudança que a empresa decidiu fazer para tentar reduzir seus custos foi a desarticulação de seus veículos articulados. A aposta feita em 2014 não surtiu o efeito desejado pela empresa e com o término da sociedade, a retirada dos veículos articulados foi efetuada. Então, a empresa decidiu remover a articulação dos veículos e transforma-los em veículos padrões, são eles: 4814, 4815, 4816 e 4817. Ainda restam dois veículos para serem desarticulados: 4915 e 4916, porém a empresa está dando prioridade nas renovações, portanto, o processo de desarticulação dos veículos está parado até segunda ordem.


Veículo antes de ser desarticulado.
Foto:
Ônibus Brasil - Danilo Vitorino

Foto após o veículo ser desarticulado.
Foto:
Rodrigo Galvão
Foto após o veículo ser desarticulado.
Foto:
Dennis Paz
Seguindo o processo de adaptação de frota, a empresa também optou por retirar, ao máximo, seus veículos Volkswagen, pois, comparado aos chassis mercedes-benz, os chassis Volkswagen têm um consumo um pouco maior nos moldes de operação da Conceição, onde no final do mês acaba fazendo uma diferença. Sendo assim, a empresa tem priorizado o desligamento dos veículos de chassis Volkswagen. Os veículos desligados até então são:

4400 – Marcopolo Torino 1999 Mercedes Benz OF-1722 – Ano 2004;
4402 – Neobus Mega 2004 Mercedes Benz OF-1417 – Ano 2004;
4500 – Busscar Urbanuss Pluss Volkswagen 17.210 EOD – Ano 2005;
4501 – Busscar Urbanuss Pluss Volkswagen 17.210 EOD – Ano 2005;
4502 – Caio Apache Vip I SC Volkswagen 17.210 EOD – Ano 2005;
4503 – Busscar Urbanuss Pluss Volkswagen 17.210 EOD – Ano 2005;
4504 – Busscar Urbanuss Pluss Volkswagen 17.210 EOD – Ano 2005;
4505 – Caio Apache Vip I SC Volkswagen 17.210 EOD – Ano 2005;
4506 – Caio Apache Vip I SC Volkswagen 17.210 EOD – Ano 2005;
4507 – Caio Apache Vip I SC Volkswagen 17.210 EOD – Ano 2005;
4508 – Caio Apache Vip I SC Volkswagen 17.210 EOD – Ano 2005;
4509 – Caio Apache Vip I SC Volkswagen 17.210 EOD – Ano 2005;
4510 – Caio Apache Vip I SC Volkswagen 17.210 EOD – Ano 2005;
4511 – Busscar Urbanuss Pluss Volkswagen 17.210 EOD – Ano 2005;
4512 – Caio Apache Vip I SC Volkswagen 17.210 EOD – Ano 2005;
4513 – Caio Apache Vip I SC Volkswagen 17.210 EOD – Ano 2005;
4514 – Busscar Urbanuss Pluss Volkswagen 17.210 EOD – Ano 2005;
4515 – Busscar Urbanuss Pluss Volkswagen 17.210 EOD – Ano 2005;
4516 – Caio Apache Vip I SC Volkswagen 17.210 EOD – Ano 2005;
4517 – Caio Apache Vip I SC Volkswagen 17.210 EOD – Ano 2005;
4519 – Busscar Urbanuss Pluss Volkswagen 17.210 EOD – Ano 2005;
4520 – Comil Svelto 2000 Volkswagen 17.210 EOD – Ano 2005;
4521 – Comil Svelto 2000 Volkswagen 17.210 EOD – Ano 2005.

Para suprir o desligamento desses veículos, a empresa vem apostando na compra de veículos seminovos. Em sua primeira compra foram adquiridos 6 veículos oriundos da empresa Globo (PE). Os veículos são:

4101 – Comil Svelto 2008 Mercedes Benz OF-1722 13,2m – Ano 2011;
4102 – Comil Svelto 2008 Mercedes Benz OF-1722 13,2m – Ano 2011;
4103 – Comil Svelto 2008 Mercedes Benz OF-1722 13,2m – Ano 2011;
4104 – Comil Svelto 2008 Mercedes Benz OF-1722 12m – Ano 2011;
4105 – Comil Svelto 2008 Mercedes Benz OF-1722 12m – Ano 2011;
4106 – Comil Svelto 2008 Mercedes Benz OF-1722 13,2m – Ano 2011.


Foto realizada em visita do Natal Buss para registrar matéria da aquisição dos veículos 2011.
Foto:
Felipe Lima

Desenho: Flávio Souza


A segunda parte da compra, foram com veículos 2012, oriundos da empresa cearense Vitória:

4210 – Marcopolo Torino 2007 Mercedes Benz OF-1722 – Ano 2012;
4211 – Marcopolo Torino 2007 Mercedes Benz OF-1722 – Ano 2012;
4212 – Marcopolo Torino 2007 Mercedes Benz OF-1722 – Ano 2012;
4213 – Marcopolo Torino 2007 Mercedes Benz OF-1722 – Ano 2012;
4214 – Marcopolo Torino 2007 Mercedes Benz OF-1722 – Ano 2012;
4215 – Marcopolo Torino 2007 Mercedes Benz OF-1722 – Ano 2012;
4216 – Marcopolo Torino 2007 Mercedes Benz OF-1722 – Ano 2012;
4217 – Marcopolo Torino 2007 Mercedes Benz OF-1722 – Ano 2012;
4218 – Marcopolo Torino 2007 Mercedes Benz OF-1722 – Ano 2012.

Foto: Rubson Caetano.
Desenho: Flávio Souza

E a terceira parte da compra está sendo com veículos 2010, adquiridos as empresas Viação Fortaleza, Via Urbana e Dragão do Mar, ambas de Fortaleza (CE):

4008 – Marcopolo Torino 2007 Mercedes Benz OF-1722 – Ano 2010;
4009 – Marcopolo Torino 2007 Mercedes Benz OF-1722 – Ano 2010;
4010 – Marcopolo Torino 2007 Mercedes Benz OF-1722 – Ano 2010;
4011 – Marcopolo Torino 2007 Mercedes Benz OF-1722 – Ano 2010;
4012 – Marcopolo Torino 2007 Mercedes Benz OF-1722 – Ano 2010;
4013 – Marcopolo Torino 2007 Mercedes Benz OF-1722 – Ano 2010;
4014 – Marcopolo Torino 2007 Mercedes Benz OF-1722 – Ano 2010;
4015 – Marcopolo Torino 2007 Mercedes Benz OF-1722 – Ano 2010;
4016 – Marcopolo Torino 2007 Mercedes Benz OF-1722 – Ano 2010;
4017 – Marcopolo Torino 2007 Mercedes Benz OF-1722 – Ano 2010.


Foto: Rubson Caetano.

Desenho: Flávio Souza

Com essa renovação, que somam 25 veículos, a empresa conseguiu desativar veículos do ano 2004 e 2005, citados acima, melhorando a idade média da frota e entregando veículos mais conservados para transportar os clientes, além da padronização por chassis Mercedes-Benz na empresa.

As mudanças continuaram, a empresa vem trabalhando também em programas em prol de benefícios para seus colaboradores. Hoje a empresa já conta com psicólogo em horário administrativo para atendimento aos colaboradores e realização de trabalhos voltados aos colaboradores. A empresa também está implantando atendimento de massoterapia que auxilia em: redução de estresse, ansiedade, tensão, ajuda na circulação, entre outros benefícios que podem ser adquiridos.
Com objetivo de sanar algumas dúvidas dos colaboradores e até mesmo educa-los ao bom uso das ferramentas de trabalho, a empresa dispõe de algumas peças importantes de seus veículos para explicar o funcionamento delas e mostrar como o mal-uso delas pode ser prejudicial.


Componentes presentes em um ônibus onde a empresa realiza trabalhos educativos aos colaboradores sobre o uso correto.
Fotos: 
Felipe Lima

Com um programa mais incisivo nas manutenções: corretiva, preventiva e preditivas a empresa já demonstra resultados, como por exemplo a obtenção na aprovação de 100% de sua frota no programa Despoluir.
O programa Despoluir tem por missão a promoção na melhoria da qualidade de vida dos transportadores, engajando-os em ações de responsabilidade socioambiental. O programa tem por objetivo garantir a sustentabilidade do meio ambiente, promovendo ações de vistorias nos veículos e avaliando se eles estão sendo sustentáveis ou não. A empresa que consegue o selo despoluir demonstra que sua frota está de acordo com os princípios do programa e que, acima de tudo, é sustentável para o meio ambiente.


Foto ilustrativa do processo de avaliação de poluição do veículo.
Foto:
Portal Despoluir


Nos últimos dias, a empresa decidiu não mais adotar o uso da cor azul nos parachoques de seus veículos, passando a utilizar a cor branca. Essa mudança já será visível em alguns veículos, como a da foto a seguir. 





Foto: Fábio Brito
Foto: Fábio Brito


Foto: Marcos Cross
Desenho: Flávio Souza



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